NOVEMBRO, MÊS DEDICADO A TODOS OS SANTOS


 “Do alto da cruz fluíram as graças sobre os santos, que os tornaram santos, poderosos intercessores e maravilhosos exemplos de virtude e santidade para nós”. Santa Úrsula
Os Santos são como pequenos faróis indicando o caminho para Deus. Este mês nos convida a olhar para eles, para suas ações e, sobretudo para a grandeza do amor com o qual viveram e serviram a Deus e às pessoas. Santa Úrsula, em suas reflexões, pondera: “O mundo de hoje não compreende o amor que faz renúncias em prol dos outros, porque não contempla a cruz de Cristo e nem o Coração amoroso de Jesus aberto para nós. Hoje existe um combate furioso entre o bem e o mal, entre a fé e a descrença. Se queres saber o quanto amas a Deus, presta atenção à generosidade e alegria com que tu enfrentas o sacrifício diariamente.” A fé é luz que ilumina, clareia, esclarece e nos conduz ao entendimento interior de tudo o que vivenciamos. A leitura e releitura da nossa vida feita à luz da fé nos levam a perceber o cuidado e o carinho de Deus para com cada um de nós; leva-nos a perceber as vezes que Deus nos carrega em seus braços e as vezes que carrega a nossa cruz. Deus nos ama incondicionalmente e não poupa esforços e oportunidades para nos salvar!

A fé comunica a certeza de que tudo o que acontece faz parte do plano de Deus e que cada pessoa alcançará a vida em plenitude. Os santos procuraram viver em profunda e constante comunhão com Deus, pois, a intimidade com Deus comunica paz e alegria. A alegria no Senhor é o remédio para a vida. A verdadeira alegria não vem de fora, mas brota de um coração que vive sua intimidade com Deus. Frente às dificuldades inerentes à missão, Santa Úrsula incentiva à confiança: “Confiai, ainda que o horizonte da vida seja escuro como a noite, confiai! Jesus Cristo, seu Coração Divino venceu o mundo e todas as suas desgraças e misérias”. Um convite para entregarmos todas as preocupações a Deus. Ele as conhece e por isso nos dá as suas graças. Com poderosos intercessores, no céu, podemos prosseguir esperançosos em nossa jornada. Jesus Cristo venceu o mundo e tudo o que está nele. Ele está próximo de nós. Ele é o nosso porto seguro. A alegria cristã nasce da salvação trazida por Cristo. Portanto, olhando para Cristo e seguindo os seus passos com fé, esperança e amor é possível alcançar a plenitude da vida! (Seleta de Pensamentos).

“Sursum corda!” Corações ao alto!
Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós!


Claudete Frighetto - Ursulina CJA

Comentários