Meditações de Santa Úrsula - Mês de maio nº 11



Maria, quero te imitar, portanto 
continuarei na meditação destes momentos de Tua vida, que para mim são um especial exemplo e ajuda na luta contra as minhas más inclinações.  Tu és o meu exemplo, a Estrela brilhante, que sempre e em toda parte ilumina o caminho da minha vida e me ensina como devo me comportar em diversos momentos da minha peregrinação terrestre.  Antes de meditar detalhadamente as Tuas virtudes, quero de modo geral dar-me conta destes raios brilhantes da luz Divina, que Tu, ó Maria, semeias por esta senda, por vezes estreita e escarpada, pela qual Deus quer que eu vá para o céu.  Quando as nuvens escuras das dúvidas cobrirem a minha fé, quando tudo se me apresentar confuso e incompreensível e apavorada, ver a minha fé vacilante, então apressar-me-ei aos pés da cruz: ali está a Mãe de Jesus, o seu Filho morre como um criminoso, mas Ela crê firme e inabalavelmente em Sua missão Divina.  Maria, ensina-me a crer com firmeza.  E quando o desespero tentar invadir o meu coração, então quero contemplar esta Mãe das Dores, que segura no seu colo o corpo morto do Seu Filho Divino.  Com a morte de Jesus tudo parece perdido, mas Ela espera contra toda a esperança e aguarda tranquila o momento da Ressurreição. 

Ó Mãe, também eu experimento às vezes os golpes do desânimo, concede-me esta confiança tão firme na proteção do Bom Pai e Deus, que jamais me abandonará.  E quando o meu coração, às vezes for tão frio e indiferente, quando me parecer que não sei amar, então acompanharei espiritualmente a Mãe Santíssima na busca de Jesus no templo.  Ela sofre terrivelmente sem Jesus, mas busca, busca na dor e não para de buscar.  Ó Mãe, ensina-me a buscar a Jesus ainda que na maior aridez, buscar na oração, ainda que dolorosa, e perseverar nela.  E quando o meu coração for agitado pela tentação de aversão, antipatia para com os outros, então quero lembrar-me da bondade do teu Coração, ó Mãe, quando conseguiste o primeiro milagre em Caná da Galileia.  Como é grande a bondade de Maria, que quer a todos socorrer na necessidade.  Ensina-me, ó Mãe, ser boa, muito boa, infinitamente boa para com os outros, sempre pronta a me dedicar a eles para lhes suavizar a vida.  E quando o meu coração for invadido pelo orgulho, vaidade, presunção, então Tu, ó Mãe, a mais humilde Serva do Senhor, coloca-Te na minha frente e enche o meu coração do desejo de ser desconhecida e ignorada, de ser pequena, muito pequena como este vermezinho que se arrasta pelo chão e o pé da criancinha pisa-o sem medo. 

Ó Maria, ensina-me a contemplar sempre a Tua vida e de Ti aprender como viver, como trabalhar, como crer, como ser pequena e como, em cada circunstância da vida, ser parecida Contigo!  Tu, ó Maria, sejas o meu modelo, conforme o qual quero modelar esta minha vida".


Comentários