Projeto Interação Escola & Família - Primavera do Leste - MT


“ESCOLA MUNICIPAL MARIA DALLAFIORA COSTA – PARMA VIDA”
Projeto “INTERAÇÃO ESCOLA & FAMÍLIA”
No sábado, 21 de março de 2015, todos os educadores da Escola Maria Dallafiora Costa - Parma Vida – realizaram a manhã de visitas às famílias de seus alunos, sendo esta uma importante etapa dentro do Projeto anual de integração entre a Escola e a Família. Neste ano pela primeira vez, esta visita será realizada em duas etapas, porque seria impossível chegar a todos de uma só vez. Por isso a segunda etapa será realizada no segundo semestre do ano letivo.

                O Objetivo geral desta ação é fortalecer os vínculos e os compromissos mútuos e recíprocos da Escola e da Família, proporcionando situações de estudo, convívio e proximidade, visando o melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos alunos na sua integralidade.

Agradecemos a todos os participantes pelo espírito aberto e disponível, que ao retornar das visitas partilharam as belas impressões que tiveram da acolhida das famílias, do sorriso das crianças ao recebê-los e do desafio que temos, como educadores, em dar o melhor de nós enquanto profissionais e enquanto cidadãos.

Agradecemos ao nosso Bispo Dom Derek Byrne pelas palavras de incentivo e pela bênção ao iniciarmos esta manhã.

Agradecemos ao apoio da SMEE na pessoa da coordenadora Silvia Aguiar que participou ativamente nas visitas e à equipe do transporte que possibilitou a ida e vinda das equipes aos Bairros e Loteamentos: Jardim Luciana, Poncho Verde, São Cristóvão, Jaime Campos Novo Horizonte, Centro Leste, Parque Eldorado, Jardim Universitário, Parma I, São José, Cristo Rei, Tancredo Neves, Santa Clara, Jardim Progresso, Gnoato e Castelândia. Nossa gratidão aos colegas que se dispuseram a ir com seus veículos às famílias das regiões: Bela Vista, Vezena, Primavera II, Centro, BR 070, Pioneiro e Vila Popular.

Agradecemos às famílias que nos acolheram de coração aberto.

Lembrando Santa Úrsula Ledóchowska, Fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas CJA, grande educadora, gostaríamos de citar um de seus pensamentos: “Não basta somente rezar: venha a nós o vosso Reino, é preciso trabalhar para que este Reino aconteça”. Com estas sábias palavras, assinalamos a importância de que a Escola dê o primeiro passo em direção à Família porque nós, os educadores, é que temos a responsabilidade de dar o primeiro passo e oferecer aos pais e aos familiares a nossa mão amiga e solidária. E se quisermos, e é o que todos nós queremos uma educação de qualidade, uma sociedade que valorize a educação e consequentemente o educador, precisamos trabalhar em parceria com os geradores e protetores da vida dos nossos alunos.

“Se a parceria entre a Família e a Escola se formar desde os primeiros passos da criança, todos terão muito a lucrar. A criança que estiver bem vai melhorar ainda mais, e aquela que tiver problemas receberá a ajuda tanto na escola quanto dos pais.” Içami Tiba – 2007 - “Quem ama educa”.



Comentários