149 anos do nascimento de Santa Úrsula - Fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas CJA

IR. LOURDES BONATTO AJUDA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS
A Escola de Educação Infantil, Santa Úrsula, realizou no dia 14 de abril o segundo encontro de Formação Continuada “Projeto Primando pela Educação” com a seguinte temática: “Linhas do Sistema Educativo de Úrsula Ledóchowska, da autora Katarzyna Olbrycht, traduzido Pela Ir. Terezinha Boscheco. Quem assessorou o encontro foi a convidada Ir. Lourdes Bonatto.

Este tema leva em conta os princípios e métodos usados por Santa Úrsula na educação.

“O ato de educar é essencialmente relação.
O estilo, a linha é a marca registrada que se imprime na relação educativa.

Três palavras podem sintetizar esta marca registrada do sistema educativo de Santa Úrsula a fim de que ele possa mais facilmente ser introduzido na vida concreta do dia-a-dia:
HUMILDADE – ARDOR – BONDADE.

“As três palavras são praticamente as três virtudes do Coração de Jesus, para as quais pedimos a graça de imitá-las: o amor, a humildade e o zelo apostólico.”

Podemos encontrar nas entrelinhas deste Sistema Educativo alguns objetivos muito interessantes:
ü  Educar, conduzir para Deus, o Pai amado;
ü  Amar com alegria especialmente os mais necessitados
ü  Criar interiormente (aproximação a Cristo) e exteriormente (atmosfera de felicidade) condições que ajudem chegar a Deus.
ü  Preparar os educandos para:
1. O trabalho sobre si mesmo;
2. Serem membros úteis à sociedade;
3. Serem pessoas cujas características mais importantes são: Amor a Deus e ao próximo, Bondade, Sentido do dever, Autonomia, Coragem, Responsabilidade, Perseverança, Laboriosidade

Santa Úrsula dizia às suas irmãs:
“Vamos aprender com Jesus a pedagogia da bondade, esse sistema especial de educação. Com quanta benignidade ensinou seus discípulos, mostra-lhes seus erros nos exemplos e em parábolas. Mesmo contra os seus inimigos não usou palavras duras, mas as palavras da Escritura, ou sabiamente rebatia os argumentos sem humilhar a pessoa. Esta é a verdadeira pedagogia de Jesus, que devemos seguir (...). Devemos proceder com delicadeza, com bondade, nunca ralhar, não trazer à tona ninharias, (...) às vezes podemos aumentar um pouco com uma humorada brincadeira bem-intencionada. (...)
Em nossas relações externas, também temos que nos orientar por este sistema de bondade, porque isto é o que mais empolga as pessoas no mundo. Temos o dever de dar um exemplo aos leigos. (...) Temos de ser sempre educadas, usar de cortesia com todos. O tratamento duro para com os outros pode ser muito prejudicial para a Congregação. (...)
Bondade - este é o nosso apostolado!”
  (Segundo o esquema M. Úrsula e anotações da Ir. Eryka Monkiewicz e Ir. Brygida Rodziewicz do Retiro em Lipnica: 22–28 de julho de 1930)


Comentários