Retiro para catequistas da Paróquia São Sebastião em Várzea Grande-MT-Brasil



A partir do dia 23.06 à 21.07 em cada domingo tenho, juntamente com a nossa querida Santa Úrsula, dia de retiro ou de recolhimento para os catequistas da nossa paróquia, que  de certa forma, serve como preparação deles para o 100 º aniversário da Congregação. Catequistas são organizados em vários grupos, porque eles são muitos aqui - cerca de 260. Assim podem aproveitar melhor usar o tempo de oração e reflexão com Deus usando textos bíblicos e textos da Fundadora.
O dia começa com o café partilhado às 07:30, Às 08:00 faço uma breve introdução ao primeiro momento de oração, que normalmente é curto, uns 30 minutos, depois são chamados por meio de uma música clássica para uma nova introdução, receber um novo texto e uma nova meditação da Madre Fundadora e, assim  retornar aos seus lugares de oração para próximos 45 minutos. Após, são chamados novamente para a introdução ao terceiro momento de oração - para uma hora de oração - em seus lugares de oração. Todo esse tempo é vivido em silêncio completo.
Após o terceiro momento de oração temos uma partilha da oração em grupos menores. Cerca de 10 pessoas para partilhar as graças da oração. Esta partilha é muito significativa para eles e é sigilosa, ou seja, os participantes do grupo acolhem a partilha do outro e permaneçam com ela. Sua própria experiência pessoal podem partilhar com outras pessoas, se quiser, mas o que eles receberam de outra pessoa no grupo é só para eles mesmos.
Depois dos grupos de partilha dirigimo-nos  à capela para a Celebrações da Palavra, com a possibilidade de receber a Eucaristia, com a qual culmina a parte da oração. No final conto-lhes os três milagres reconhecidos pela intercessão de Santa Úrsula e todos participantes recebem o livro "Fui apenas uma peça de xadrez...", isto é, a História da Congregação, que temos traduzido e editado pelas Paulinas. Este é um presente feito pela Paróquia.
Depois da Celebração da Palavra, cerca de 13:30 h vamos almoçar. O almoço é preparado por alguém da Comunidade e nos oferecido em forma de selvi servis. Na hora do almoço há recreação. Não temos mesas ou lugares especiais. Cada um/uma se serve e senta onde quer. Em seguida temos um pouco de descanso, conversa, alegria...  Mais ou menos às 15:00 participamos de brincadeiras ou dinâmicas preparadas pelas comunidades participantes , nos quais, todos devem participar de alguma maneira. Cada comunidade traz preparados 4-5 brincadeiras, para envolver o grupo.
Às 16:30h  tem um lanche e retorno para as suas casas.
No domingo, dia 14.04 foi apenas para catequistas jovens que já estão iniciado o seu serviço na catequese, mas não completaram  ainda de 18 anos de idade. No último domingo, isto é, dia 21 foi o último grupo que se beneficiou destes momentos de escuta do Senhor.
Em tudo beneficiaram-se 154 catequistas. Deus seja louvado por esta grande graça.
Quero agradecer aqui, de modo especial, para todas as irmãs do nosso Centro Latino Americano e as nossas irmãs doentes da Comunidade de Varsóvia que estão nos ajudando com a sua oração e sacrifícios. Temos também uma ajuda espiritual de 9 grupos de intercessão da RCC da nossa Paróquia e da Paróquia  vizinha  que rezam nas nossas intenções. Mas a maior gratidão quero expressar ao nosso Senhor e Deus e à nossa querida Madre  Fundadora.
s. Anna Klimczak








Comentários