Encerramento do 17º Capítulo Geral da Congregação



Envio das delegadas participantes do Capítulo.
Dia 28 de julho de 2019, na última sessão do capítulo, após a aceitação dos relatórios escritos por todos os participantes e estabelecimento das direções de trabalho da congregação delegado à superiora geral e seu conselho, m. Beata Mazur anunciou o encerramento do capítulo. Em seguida, as irmãs dirigiram-se ao sarcófago de Sta. Úrsula, onde após a oração teve lugar o solene envio e, todos os centros, países onde as ursulinas cinzentas trabalham, receberam a vela - o sinal de Fogo que queremos levar.
No encerramento do Capítulo as participantes dirigem-se às irmãs numa carta específica...
Queridas irmãs,
Está chegando o final do 17º Capítulo Geral, realizada

desde o dia 12 de julho em nossa Casa-Mãe e ao mesmo tempo no Santuário de Sta. Madre Fundadora, em Pniewy. Enviamos-lhes hoje ossinais bem calorosas e fraternas da nossa proximidade. Sobre a eleição de um novo Conselho da Congregação já as irmãs souberam de alguma formas. No dia 20 de julho, m. Beata Mazur tornou-se a nona superiora geral, ou seja, a oitava sucessora da Madre Fundadora. O seu Conselho foi composto por: ir.Teresa Ivan, ir. Bogumiła Młynarczyk, ir. Incoronata Lemmo e ir. Danuta Sakowicz.
O Capítulo Geral é para nós uma bela experiência de internacionalidade e de unidade na diversidade. Somos aqui 46 irmãs de 9 países. A delegação da Tanzânia é essencialmente mais numerosa. Além disso, a ir. Wioletta Sobiesiak representa as Filipinas, foi convidada como tradutora, e na segunda parte do capítulo  uniram-se ainda: ir. Agata Cul (como tradutora) e a ir. Barbara Ogieniewska da Finlândia. Essas são quase todas as regiões do mundo, onde procuramos servir a Deus e às pessoas de acordo com nosso carisma, concentrado em torno do Coração de Jesus Agonizante na cruz por amor a cada ser humano. De acordo com dados estatísticos apresentados no relatório do Conselho, a Congregação conta atualmente com cerca de 750 irmãs das 15 nacionalidades (incluindo aproximadamente 500 polonesas) vivendo em 88 comunidades em 14 países nos cinco continentes.
O 17 º Capítulo Geral  teve inicio na sexta-feira, dia 12 de julho, com a Missa às 18:00 h. Pedimos, juntamente com as irmãs da Comunidade de Pniewy, que o Espírito Santo nos acompanhasse nos dias que se seguissem durante a tomada das decisões importantes. Em seguida realizou-se a 1ª sessão na qual m. Franciszka Sagun abriu oficialmente os debates e o capítulo foi constituído. Foram-nos apresentadas algumas cartas com as felicitações enviadas pelos Bispos das dioceses, onde realizamos a nossa missão.
No sábado, domingo e segunda-feira vivemos tempo de recolhimento e oração, para preparar os corações e mentes para o trabalho que se seguisse. Estava nos acompanhado o Padre Tomasz Nowak OP. De acordo com a tradição, os três dias de retiro terminou com as duas horas de adoração do Santíssimo Sacramento, na segunda-feira, dia15 de julho.
A partir de terça-feira, dia 16 de julho, continuamos os debates. Nos primeiros dias o Conselho cedente apresentou fim o relatório do último sexênio. Em seguida recebeu o absolutório do Capítulo. Agradecemos bem calorosamente para a madre Franciszka e para o conselho geral cedente pelo enorme esforço na direção da Congregação do seu ministério e pelos bons frutos bem visíveis. Ouvimos também o resumo preparado pelos centros de acordo com as pesquisas realizadas nas comunidades, para ilustrar nossas vidas no sentido espiritual, comunitário e apostólico. Esta etapa encerramos  na sexta-feira, dia 19 de julho.
No sábado, dia 20 de julho ocorreu a eleição da superiora geral, precedida pela adoração do Santíssimo Sacramento na sexta-feira, durante três horas. À eleição presidiu um representante do Arcebispo de Poznań Stanisław Gądecki  - Padre Dr. Rafał Pajszczyk.
As participantes do capítulo foram as primeiras a expressar a obediência à m. Beata. Em seguida, teve lugar a cerimônia de instalação da nova superiora geral na capela em Pniewy, unida com o ato da profissão de fé e a obediência da comunidade da Casa-Mãe. A madre Beata Mazur disse, entre outras coisas: Estou aberta ao Espírito Santo e estou contando com o caminho comum que Deus designa hoje, agora, nesta realidade, para que estivéssemos para hoje, para a Igreja e o homem modernos. Obrigada pela confiança... Caminhemos juntas, olhando no Coração de Jesus, juntamente com a Sta. Úrsula e todas as ursulinas que estão no céu. Porque "quem como Deus!"- isto está me assegurando... Amemo-nos mutuamente, isso é tão importante e, sirvamos como suporte umas para as outras no caminho comum!
No dia seguinte, no domingo 21 de julho, realizaram-se as eleições do conselho geral.
A partir da segunda-feira, dia 22 de julho começamos a próxima etapa dos trabalhos. As próximas sessões preencheu o debate sobre as propostas enviadas pelas irmãs.
O capítulo recebeu 107 propostas, tocando com elas vários assuntos importantes relativas à nossa lei religiosa e associados a nossa vida e apostolado. Tentamos tratar cada proposta com igual cuidado. A madre Beata na circular póscapitualr informará as irmãs sobre as decisões tomadas e as soluções sugeridas.
As noites da segunda semana do capítulo foram dedicadas à apresentação da vida e apostolado dos vários centros. Estamos impressionados com a beleza e a bondade, que está acontecendo em muitos lugares do mundo graças ao pleno ardor e serviço das nossas irmãs dedicado em condições às vezes muito simples.
O capítulo tem também como tarefa refletir sobre o estado espiritual e as atividades da congregação e indicar a direção de trabalho e empenho para atender as necessidades da Igreja e do mundo de hoje. Na sala dos debates temos sempre diante dos olhos o lema escrito em várias línguas: "Que em nossos corações queime o fogo do amor". No quadro escrevemos as palavras-chaves inspiradas pela partilha durante vários dias, entre outras: "A renovação através de volta às raízes: da Madre Fundadora"; "Com Jesus para o homem dos tempos modernos"; "Internacionalidade - intercâmbio"; "Escuta, discernimento, gratidão"; "Abertura, acompanhamento"; "Humildade, fidelidade"; "Abandono"; "Harmonia entre o apostólica e a vida espiritual da Comunidade"; "O Coração de Jesus Agonizante no centro"; "Abertura às novas formas de evangelização"; "Pastoral familiar"; "As irmãs aposentadas"; "Percebamos o bem a alegremo-nos com ele"; "Sejamos sinalno qual se pode acreditar". Desta tempestade de penamentosirão aparecer as prioridades, que a Congregação vai assumir para os próximos anos.
O tempo do nosso trabalho está chegando ao fim. A conclusão do capítulo geral será, ao mesmo tempo, o início das comemorações do 100º aniversário da Congregação. No domingo, dia 28 de julho, às 17:00h celebrará a Missa o núncio, o arcebispo Salvatore Pennacchio, na capela do Santuário de Santa Úrsula.
Durante o capítulo sentimos a oração de toda a Congregação. Agradecemos por isso muito às irmãs. Pedimos que continuem orando nas intenções da m. Beata e seu Conselho, mas também por toda a Congregação, pela Igreja universal e pelas Igrejas locais, da qual fazemos parte, pelos ambientes onde vivemos, as pessoas às quais servimos, e pelo dom de novas vocações.
Reunidas junto à Sta. Úrsula-participantes do 17º Capítulo Geral .

Pniewy, 27 de julho de 2019

Comentários