Celebração do Centenário da Congregação das Irmãs Ursulinas CJA


No dia 28 de julho de 2019, na capela da Casa-Mãe e o Santuário de Santa Úrsula Ledóchowska, em  Pniewy, realizou-se a cerimônia, que unia em si dois importantes acontecimentos para a Congregação das ursulinas cinzentas -  a conclusão do 17º Capítulo Geral da Congregação das Ursulinas CJA e a abertura do Ano da Celebração do 100ºAniversário da Congregação...

A solene Eucaristia foi presidida pelo Núncio apostólico para a Polônia, o arcebispo Salvatore Pennacchio, a quem nos transmitiu as saudações e bênção do Papa Francisco. O ambiente era especial – a presença das delegadas ao capítulo de todos os países em que vivem e trabalham as ursulinas cinzentas permitiu sentir a unidade e união em celebração juntas e alegremente o centenário da existência da Congregação. A capela decoraram as bandeiras de todos os países do nosso apostolado, e a procissão com as ofertas dirigiram as irmãs de Tanzânia com a dança e canto.
Nesta primeira oração jubilar uniram-seconosco: o prefeito de Pniewy e as pessoas que o acompanhamo: o bispo Damian Bryl, o Pe. Decano Dean Konrad Jędrzejczak e os sacerdotes de Pniewy, os amigos da Comunidade de Pniewy e as irmãs das casas circundantes.
O núncio, a quem visitou a Casa-Mãe da Congregação e o Santuário de Santa Úrsula pela primeira vez,  partilhou a sua alegria por ter esta oportunidade, citando o evento que acontceu também 100 anos atrás, quando seu antecessor, o primeiro Núncio Apostólico na Polônia - o arcebispo Achille Ratti - em outubro de 1920, visitou pela primeira vez o jovem ramo ursulino, recém criado...
Como mencionou em sua homilia o Núncio Apostólico, depois de 100 anos temos a oportunidade de uma grande gratidão. O Capítulo Geral recém concluído está dando os  novos incentivos para reavivar a missão da congregação no espírito e no carisma deixado pela Santa Úrsula que, com a sua vida e ação, especialmente no campo da educação, tornou-se um exemplo de uma pessoadas bem-aventuranças, um exemplo de seguir corajosamente Jesus e do desejo contínuo de santidade - para dar Deus aos outros.
Depois da Eucaristia o solene encontro foi coroado com o agape comum - talvez como cem anos atrás – bem simples, familiar e com alegria– com o representante do próprio Papa.
Assim começou o centésimo ano da Congregação. Tendo na memória e no coração as palavras da Madre Fundadora escritos na Historia da Congregação,entramos nele com a confiança no coração, com a confiança sem limites com que Deus nos guia, porque Ele mesmo quis esta nossa Congregação, que o Divino Coração de Jesus nos vigia, que nossa Fulgurante Estrela do Mar com os seus raios maravilhosos, sempre iluminará o nosso caminho, que a Providência Divina nunca esquecerá de nós, que no futuro nos protegerá, assim como nos protegeu desde o primeiro momento.




Comentários