CURSO INTENSIVO DE CATEQUESE BOM PASTOR

CURSO  INTENSIVO  DE  CATEQUESE  BOM  PASTOR

Nos dias 23-30 de julho realizou-se pela
primeira vez na nossa arquidiocese de Cuiabá o Curso Intensivo da 1ª Etapa de Catequese Bom Pastor. Tivemos a possibilidade de participar (ir. Terezinha Bocheco e ir. Anna Klimczak) mais para curiosidade para saber de que se trata. Não pensamos de mudar nada, até porque estamos praticamente iniciando o trabalho nas nossas comunidades, ir. Terezinha desde ano passado e eu neste. Porém, como diz o ditado, o conhecimento não prejudica ninguém, assumimos a participar em nome da Paróquia.

A Catequese Bom Pastor nasceu em Roma nos anos 50, através do trabalho de Sofia Cavalletti (biblista) e Gianna Gobbi (pedagoga montessoriana)  na formação religiosa de crianças pequenas. Atualmente esta catequese está difundida em vários países: Itália, Alemanha, Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Chile, Panamá, Venezuela, Colômbia, entre outros. A Catequese Bom Pastor está de acordo com as diretrizes dos Documentos de Aparecida e da CNBB para a catequese.

A Catequese Bom Pastor se desenvolve em um ambiente preparado adequado a cada faixa etária. A criança exercita assim o silêncio, a liberdade de escolha, o controle dos movimentos e a disciplina, com independência e de forma ordenada e isso lhe proporciona seriedade interior e lhe traz grande alegria.

Através do uso de material concreto e simples, a criança, desde a mais tenra idade, pode penetrar nas grandes e essenciais verdades de nossa fé. A catequese Bom Pastor é Bíblico-Litúrgica, pois a palavra que se anuncia é celebrada na Liturgia com a Igreja.


  
Quem de nós já trabalhou com a ir. Júlia Mądrzejewska, certamente não vai estranhar, porque a metodologia que a ir. Júlia usava era justamente montessoriana, ou seja, tudo ao alcance da criança, tudo em ordem e a criança protagonista do seu desenvolvimento com boa orientação pedagógica.

Aqui tratava da primeira etapa, ou seja, das crianças de 3-6 anos. 2ª etapa vai ser de 6-9 anos e a 3ª etapa de 9-12 anos.

O encontro no átrio deveria durar 2 horas por semana. Deve haver 2 catequistas em cada átrio preparadas antes pelo curso administrado pela Catequese Bom Pastor. A criança pode, durante o encontro, escolher o material para trabalhar de acordo com o seu desejo, desde que este material já foi para ela conhecido.

O curso tinha apresentações práticas, ou seja, se havia as crianças acompanhando as mães, elas participaram da apresentação e se não havia as crianças os próprios catequistas assumiam o papel da criança, o que mostram as fotos abaixo.


 Participaram do curso 105 pessoas também de outros estados. Maioria os leigos. Participaram apenas 3 religiosas, no meio delas nós, duas ursulinas CJA, um padre polonês – um verbita e o Pe. Elilzo Marques de Oliveira – responsável por organizar este curso e trazê-lo para Cuiabá.


Vamos ver se conseguiremos beneficiar a nossa catequese paroquial com toda esta riqueza. Ontem, isto é, dia 15 de agosto – Festa de N.Sra de Assunção ( no Brasil passa para o domingo) tivemos o primeiro encontro para quem quer começar a construir o átrio.

Comentários