PROJETO INTERAÇÃO ESCOLA & FAMÍLIA

EMEF
 MARIA DALAFIORA COSTA  PROJETO PARMA VIDA

PRIMAVERA DO LESTE – MT


Para fortalecer os vínculos e os compromissos mútuos e recíprocos da Escola/Projeto Parma Vida e da Família dos seus alunos, proporcionando situações convívio e proximidade, visando o melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos alunos na sua integralidade, desde 2007 a EMEF Maria Dallafiora Costa – Projeto Parma Vida realiza anualmente com seus educadores (toda a equipe da entidade) o chamado “ Mutirão de Visitas” a todas as famílias de seus alunos. Porém, desde 2015 isto acontece em duas etapas, para que se possa fazer uma visita com maior qualidade,visto que o número de alunos é crescente.
Com um dedicado trabalho da secretaria e equipe gestora todos os endereços são organizados em planilhas por proximidade. Os pais são informados da data e período da visita para que estejam em casa ou deixem seus filhos com alguém responsável por eles. Em seguida são organizadas pequenas equipes de 2 ou 3 pessoas, mesclando entre as várias funções da entidade e considerando quem possa dispor de seu carro ou motocicleta para favorecer o percurso, já que o tempo é curto e as residências, por vezes, são distantes umas das outras. Algumas equipes preferem fazer o percurso a pé.
Os objetivos deste trabalho são basicamente estes:
·        Humanizar as relações entre todos os membros da comunidade escolar;
·        Aproximar todos os integrantes da comunidade escolar;
·        Fortalecer os vínculos da comunidade escolar;
·        Favorecer aos integrantes da equipe escolar conhecimento do meio sócio familiar dos alunos;
·        Melhorar o processo ensino aprendizagem a partir da aproximação de todas as partes na busca da formação e da entre ajuda.
·        Especificamente neste ano se deu também ênfase na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, levando folhetos informativos e orientando as famílias no cuidado necessário.

A realização do X Mutirão de Visitas se deu no dia 27 de fevereiro, sábado pela manhã, quando foi feita a primeira etapa das visitas de 2016 iniciando pelas famílias dos alunos que residem nas regiões: Loteamento Padre Onesto Costa, Buritis, Primavera III, J. Veneza, J. Vitória, Primavera II e Centro da Cidade. Conforme fora previamente combinado todo o grupo reuniu-se na rotatória na entrada do Bairro Buritis onde foi feita a oração e mensagem motivadora inicial, foram entregues os endereços e conferidas as equipes. Daí todos partiram para as visitas. Por volta de 09:00 as equipes, ao terminarem as suas visitas, foram reunindo-se no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Bairro Primavera III, onde foi feita a partilha da experiência vivida.
            Pontos relevantes desta primeira etapa a partir dos relatos feitos pelos participantes:
·        Todos foram muito bem recebidos pelas famílias. Em várias casas os pais não estavam porque haviam saído para o trabalho, porém, com raras exceções, as crianças estavam em casa esperando a visita;
·        As famílias demonstraram muita alegria e gratidão pela visita recebida e pela possibilidade de terem os filhos na EMEF Maria Dallafiora Costa – Projeto Parma Vida, reconhecendo o empenho de toda a equipe por uma educação de qualidade;
·        Os educadores ficam muito impressionados nesta aproximação entre a escola e a família e passam a compreender muito mais a respeito de seus alunos graças a este contato direto com as famílias no espaço onde residem. Conhecem mais da vida familiar o que os trona mais comprometidos pelos seus alunos;
·        É grande entusiasmo das crianças em receberem seus educadores e para favorecer o encontro chegam a sinalizar a casa com a própria camiseta do uniforme, colocam cartazes ou bandeirinhas brancas, sem dizer que chegam a ficar à frente da casa garantindo que a visita os encontre;
·        Como das visitas anteriores, também nesta, os educadores garantem que ao fazer esta visita recebem mais do que oferecem. Trata-se de uma aproximação que “não tem preço”.
A próxima etapa será no segundo semestre visitando outras regiões da cidade.
Encerrando esta manhã foi feita uma breve confraternização com um Picolé oferecido pela entidade.
A equipe Gestora parabeniza todos os participantes pelo seu empenho e pelo entusiasmo com que se envolvem neste projeto.
Ir. Iradi Canan



            

Comentários