Novena de Santa Úrsula - 27 de maio - oitavo dia

8º Dia da Novena - 27.05.2015
 Terceiro anúncio da Paixão
(Mc 10,32-45) – ler o Evangelho da Bíblia
1.  Jesus prediz aos apóstolos a Sua paixão, com todos os seus detalhes dolorosíssimos.  Considera, ó minha alma, este abismo de dor do Coração de Jesus.  Pois bem, é óbvio que a espera pelo sofrimento é mais dolorosa, mais cansativa, do que o próprio sofrimento.  E Jesus vê tudo isso diante de si, essa paixão terrível, essa humilhação infinita e essa morte cheia de opróbrio.  O Sacratíssimo Coração sente medo e repugnância diante desta horrível hora, no entanto, com toda a tranquilidade, com esta infinita bondade e dedicação continua o seu trabalho apostólico, alivia a dor dos corações humanos, cura os doentes, consola os aflitos.  Que força e que amor em tudo isso!
 Ó Jesus, o quanto Tu tinhas sofrido não somente nas horas da Tua Paixão, mas durante toda a Tua vida, quando sempre tinhas diante dos Teus olhos a cruz, os cravos, a agonia!  E ninguém sabia disso, ninguém Te consolava, até os próprios apóstolos não Te haviam compreendido e não tinham compaixão de Ti.  Oh, eu quero sentir a Tua dor, ó meu querido Jesus!  Com o meu amor quero consolar este Teu coração que durante toda sua vida agonizava em vista daquela agonia na cruz. 
2.  "Podeis vós beber o cálice que eu devo beber"?  Esta foi a resposta à pergunta, ao pedido da mãe dos filhos de Zebedeu para que estes pudessem ocupar os altos lugares no céu.  Quanto mais alto aspira a nossa alma e quanto mais intensamente visamos a santidade, tanto mais preparadas devemos estar para a cruz.  A cruz é o caminho ao céu; este caminho seguiu Jesus, este seguia a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus e todos os santos.  Sempre devo ter diante dos olhos esta verdade:  ao céu se vai pelo caminho da cruz. 
(...)  Estou buscando a santidade, então também eu hei de beber este cálice do sofrimento que Jesus bebeu até o fundo.  Quanto mais uma alma progride no caminho da santidade, tanto mais Deus a experimenta, mandando-lhe as cruzes.  Mas, quais são as cruzes que levam à santidade?  Infelizmente, não todas; somente aquelas que abraçamos e aceitamos com amor, aquelas que carregamos em paz e serenidade;aquelas cruzes que não fecham o coração numa tristeza egoísta às dores do próximo, que não levam ao enternecimento consigo mesmo e em consequência — à preguiçano trabalho, à negligência dos deveres.[Na vida] devem existir cruzes, pois elas são um tesouro precioso, elas conduzem ao céu e nos permitem a testemunhar o nosso amor a Jesus; portanto, é preciso amá-las muito.  Oh, quantas vezes, (...) as almas tornam-se frágeis às contrariedades, lamurientas a qualquer dor!  Até a mais pequenas coisa provoca azedumes, descontentamentos nesta pobre alma que não compreendeu que a salvação está somente na cruz. 
Ó bom Jesus, dá-me o amor da cruz!  Salve, ó santa Cruz, minha única esperança.
(Med. VIII-19)
Para refletir:

1.      Como eu reajo e me comporto diante das dificuldades que a vida traz consigo?
2.      Dê algum exemplo de aprendizado com o sofrimento, de sua superação?
3.      Dê exemplo de pessoas doentes, desenganados pelos médicos, que você conhece e que servem de exemplo para conviver com a doença na serenidade e aceitação, mais – que nesta situação dedicam-se para os outros?

Oração da Confiança ao Coração de Jesus pela intercessão de Santa Úrsula.

Ó Jesus, ao vosso Coração recomendamos este pedido (...). Olhai para ele.
Fazei o que o vosso Coração mandar. Permiti agir o vosso Coração.
O Jesus, conto convosco, confio em Vós e a Vós me entrego.
Ó Coração repleto de amor, toda a minha confiança ponho em Vós,
pois eu sozinho(a) sou capaz de todo mal, mas tudo espero de vossa bondade e amor.

Pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, aceitai, ó Deus
as orações levadas a Vós pela intercessão de Santa Úrsula,
a imitadora fiel das virtudes do Sagrado Coração de Vosso Filho,

e concedei-nos a graça que confiantes vos pedimos. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em Vós.
Santa Úrsula, rogai por nós.

Comentários