Novena de Santa Úrsula - 26 de maio - sétimo dia

Cama de Santa Úrsula
7º Dia da Novena - 26.05.2015 Abandono total para seguir Cristo.
(Mc 10,28-31) 
ler o Evangelho da Bíblia

Eu posso dizer com a consciência tranquila que abandonei tudo? 
A grande recompensa foi prometida àqueles que abandonaram tudo.  Mas não é fácil abandonar tudo.  Não basta deixar a casa, os pais, familiares, riqueza, comodidades, o mundo; mas precisa abandonar — e isto é o mais importante — o próprio eu, este "eu" ambicioso, egoísta, arbitrário, caprichoso, que se ofende facilmente; esquecer de si e nunca mais voltar a este "eu" miserável, afastar dele o olhar e fixá-lo constantemente em Jesus, nosso Mestre, para segui-lo fielmente. 
Porque só o fato de ter abandonado tudo não basta, é preciso seguir Jesus.  Segui-lo por onde Ele conduz e nem sequer perguntar o que Ele quer fazer conosco.  Segui-lo na pobreza total.  As raposas têm suas tocas, os pássaros celestes — seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.  Segui-lo; seguir Jesus rejeitado e humilhado, — que dissera sobre si mesmo: "sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da plebe".  Segui-lo no trabalho duro, pois quanto Ele havia trabalhado na carpintaria de São José e durante a sua vida apostólica, como estava cansado, sedento, junto ao poço de Jacó!  Segui-lo, seguir a este Jesus, carregando a cruz pesada, e pela cruz seguir rumo ao céu, porque o mais seguro, é o caminho da cruz! 
Ó Jesus, deixarei tudo de boa vontade, para seguir-Te fielmente!
Para refletir:

1.      Qual é o meu maior apego (dou tudo, menos...) que me impede seguir Cristo?
2.      Acredito eu de que o meu apego não tem nada de haver com o amor, mas com uma possessão e por isso me prende ou deixa alguém preso a mim? Dê um exemplo concreto.
3.      Quais as justificativas que uso para provar que a aglomeração das coisas é necessária para viver bem? Usufruo delas com a liberdade dos filhos de Deus?

Oração da Confiança ao Coração de Jesus pela intercessão de Santa Úrsula.

Ó Jesus, ao vosso Coração recomendamos este pedido (...). Olhai para ele.
Fazei o que o vosso Coração mandar. Permiti agir o vosso Coração.
O Jesus, conto convosco, confio em Vós e a Vós me entrego.
Ó Coração repleto de amor, toda a minha confiança ponho em Vós,
pois eu sozinho(a) sou capaz de todo mal, mas tudo espero de vossa bondade e amor.

Pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, aceitai, ó Deus
as orações levadas a Vós pela intercessão de Santa Úrsula,
a imitadora fiel das virtudes do Sagrado Coração de Vosso Filho,
e concedei-nos a graça que confiantes vos pedimos. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em Vós.
Santa Úrsula, rogai por nós.


Comentários