terça-feira, 24 de junho de 2014

Encontro das Ursulinas CJA - Comunidades do Mato Grosso

“Quero dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria”.
 Papa Francisco
Carta Circular aos consagrados e às consagradas
Do Magistério do Papa Francisco

Nos dias 20 a 23 de junho de 2014, após a Solenidade de Corpus Christi, nós, Irmãs CJA, das comunidades do Mato Grosso, estivemos reunidas em Primavera do Leste, com a presença da Irmã Marisa Petrikovski, superiora do centro brasileiro, que conduziu o encontro. Conforme a programação feita na assembléia anual de janeiro de 2014, este estava previsto e era desejado por todas nós para momentos fortes de oração, estudo, convivência e partilha de vida entre as comunidades mais próximas. Só não esteve presente a Ir. Julia Madrzejewska, porque está na Polônia em visita aos familiares e à Congregação.

As Irmãs Magdalena Hermann e Cleci Cirino da Comunidade de Várzea Grande chegaram junto com as Irmãs Rosa Nita Pilonetto e Carmem Donida da comunidade de Cuiabá. Chegaram a Primavera do Leste na manhã da sexta feira.  A recepção se deu na comunidade da Avenida São João, 705 com um delicioso almoço. Nesta comunidade residem as Irmãs Ivani de Oliveira, Lourdes Bonatto, Valéria de Freitas Curado e a aspirante Gabriela de Oliveira. A Jovem Mayra Ferreira Bento está convivendo uns dias com as Irmãs para conhecer a Congregação. Na parte da tarde seguimos todas para a comunidade do Parma Vida, onde residem as irmãs Anna Klimczak e Iradi Canan. Após um tempo de descanso e confraternização tivemos a abertura do encontro que se deu com a celebração da Santa Missa, na capela do Projeto Parma Vida, presidida pelo frei Anselmo Brand, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

No sábado pela manhã a temática de estudo e partilha foi focada na exortação Apostólica “Evangellii Gaudium” do sumo Pontífice Francisco, na carta circular aos consagrados/as do Magistério do Papa Francisco: ALEGRAI-VOS, em preparação ao Ano da Vida Consagrada, nas cartas da Madre Franciszka Popiel, sendo este o ano dedicado a ela por ocasião do conquentenário de sua morte, e nos escritos de nossa Santa Madre Fundadora Úrsula Ledóchowska, enfatizando os traços característicos da nossa Congregação.  À tarde nos colocamos na presença de Jesus Eucarístico em louvor e adoração, suplicando a graça de sermos Religiosas Ursulinas nas pegadas de Santa Úrsula e atendendo os apelos da Igreja. Novamente tivemos tempo para recreação e confraternização. Participamos da Santa Missa do 12º Domingo do Tempo Comum com a comunidade São Marcos juntamente com o povo deste bairro. 
Nas duas noites assistimos a filmes que nos ajudaram a conhecer testemunhas vivas do amor de Deus e dos irmãos: As chaves do Reino e Uma lição de amor.

Na manhã de domingo participamos da Santa Missa na Paróquia São Francisco e em seguida fizemos uma avaliação do encontro, na qual todas nós agradecemos por esta oportunidade de termos um encontro tão simples e tão proveitoso.
 A ir. Marisa Petrikowski nos convidou a todas para nos alegrarmos, pois no próximo dia 27 de junho, Dia do Sagrado Coração de Jesus, será abençoada a casa nova construída pela Congregação para as Irmãs da comunidade de Ururo, na Bolívia. Nesta partilha falamos da expectativa para a unificação dos Centros da América Latina: Brasil, Argentina e Bolívia, envolvendo-nos neste processo com orações e gestos de proximidade. As comunidades partilharam entre si ainda alguns de seus compromissos para este ano.
 Este encontro foi marcado pela participação espontânea, ativa e alegre de cada uma de nós. E podemos testemunhar o que afirma o Papa Francisco na Carta Circular aos consagrados e às consagradas - Do Magistério do Papa Francisco:
  “Sempre onde estão os consagrados, sempre há alegria!”

Você quer entrar em contato com as Irmãs Ursulinas? Irmãs.ursulinascja@gmail

Um comentário:

  1. Amém e obrigada pela acolhida, pelas partilhas, pela companhia de cada uma. Santa Úrsula, rogai por nós.

    ResponderExcluir

Feliz aniversário Hna Maria Czajkowska

Parabéns Hna Maria .... "O Coração de Jesus nos ama de tal forma que ninguém no mundo seria capaz de nos amar, e nos envolve c...