Comemoração do dia de Santa Úrsula na Escola de Educação Infantil em Primavera do Leste

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA ÚRSULA LEDÓCHOWSKA
LEMA DA ESCOLA
“NO CAMPO DA EDUCAÇÃO TEMOS DUPLA MISSÃO:
A PRIMEIRA É EDUCAR AS CRIANÇAS PARA DEUS, PARA A PÁTRIA CELESTE;
A SEGUNDA É EDUCAR AS CRIANÇAS PARA A SOCIEDADE, PARA A PÁTRIA TERRESTRE”.
Santa Úrsula Ledóchowska
Desde o ano de 2003 o Centro Emaus, construído pelo Padre Onesto Costa, vem sendo utilizado para a educação das crianças e adolescentes em parceria entre a Igreja Católica e a Prefeitura Municipal.
De 2003 a 2011 atendeu crianças e adolescentes de 06 a 12 anos no Projeto Santa Úrsula com atividades extraclasse e a partir de 2012 o espaço foi cedido para a Educação Infantil como extensão da Escola Maria Dallafiora Costa (Parma Vida).
Aos 23 de abril de 2014 foi criada a Escola Municipal de Educação Infantil Santa Úrsula que atende aproximadamente 125 crianças de 03 a 05 anos de idade.
No dia 29 de maio de 2014, em comemoração aos 75 anos da morte de Santa Úrsula Ledóchowska, a Ir. Iradi Canan organizou com toda a equipe da escola, uma comemoração num ato celebrativo e festivo que contou com a presença dos aluninhos, dos pais, dos professores e funcionários, dos ex-coordenadores do Projeto Santa Úrsula, da secretária de Educação Adriana Tomasoni  acompanhada das coordenadoras da Educação Infantil da SECEL  Jucélia e Cleusa, do vereador Volnei Lorenzzon e sua esposa Márcia e do excelentíssimo Senhor Prefeito Érico Piana que, acompanhado de sua esposa Neiva Piovesan, fez um agradecimento à Congregação das Irmãs Ursulinas pela importante participação destas Irmãs na educação em Primavera do Leste. 
Ir. Lourdes Bonatto introduziu a espiritualidade lembrando as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o reino dos céus”.  O Ex- coordenador Samuel Botton lembrou toda a trajetória do Centro Emaus desde 2003 (lembrando que anteriormente já havia trabalhos sociais e religiosos neste espaço).  O agradecimento especial ao Padre Onesto Costa que preparou este belíssimo lugar e ofereceu à comunidade para fins religiosos e educacionais.
Neste mesmo ato tomou posse o CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade  Escolar) que ajudará a diretora Catia Virginia de Andrade e gerir esta entidade.  Na sequencia foi feito o sorteio de 03 bicicletas, resultado de uma ação entre amigos, assumida pelos pais e funcionários para ajudar nas necessidades emergenciais da escola.
Durante todo o tempo os alunos e as professoras fizeram belas canções em homenagem à Santa Úrsula e com referência à alegria na vida das crianças. Algumas frases de Santa Úrsula Ledóchowska – educadora - foram destacadas na apresentação feita pela Irmã Iradi Canan e nas placas comemorativas colocadas no corredor externo da escola, dentre elas: “Devemos cercar cada criança de cuidados e de amor todo especial, formando-a com paciência e bondade e tratando-a com aquele santo respeito que pergunta: O que será desta criança?” Santa Úrsula Ledóchowska
No final foi servido  bolo e refresco para todos os participantes.
Você quer entrar em contato com as Irmãs Ursulinas? Irmãs.ursulinascja@gmail



Comentários